quinta-feira, 12 de março de 2009

O que é ser AMIGO?

Há um tempo atrás, estava pesquisando definições sobre a palavra AMIGO, com o propósito de preparar um slide para uma palestra sobre MOTIVAÇÃO. Estava insatisfeito com as sugestões contidas no Aurélio, e buscava algo de maior conteúdo para expressar o que tecnicamente se convencionou definir como a conjugação dos fatores relativos a companheirismo e proteção. Foi quando uma pessoa muito especial me chamou a atenção quando disse: “Jorge, para mim AMIGO é quem sabe conviver com nosso SUCESSO”. De fato, sábia definição que justifica porque nosso rol de amizades se inicia com nossos pais. Ninguém mais do que eles almeja nosso SUCESSO. Conviver com o SUCESSO alheio não é virtude para qualquer pessoa. Às vezes, até mesmo entre irmãos rola uma invejazinha nem sempre contida, não é verdade? Adotei a definição por um bom tempo.
Tempos após, numa nova conversa sobre amizade, outro AMIGO ao ouvir minha definição sobre a palavra discordou fraternalmente me dizendo que antes poderia até pensar dessa forma, no entanto, ao passar por uma crise profissional e ficar bom tempo desempregado percebeu, na pele, o outro lado da questão. Percebeu que todos aqueles que estiveram junto a ele enquanto desfrutava de prestígio e SUCESSO, haviam desaparecido de seu redor. Não os culpou, entendeu que não era boa companhia naquela fase, embora tudo que desejasse naqueles momentos era justamente de companhia. No caso, os amigos souberam conviver bem com seu SUCESSO, porém, não souberam, da mesma forma, conviver com seu FRACASSO. Segundo ele, imagina que não o procuraram por não saber o que lhe dizer, não saberem consolar. Isso mudou o meu modo de pensar e, ao invés do ponto ao final na definição que havia adotado, coloquei uma vírgula e acrescentei: “AMIGO é quem sabe conviver com nosso SUCESSO, e nos consolar em nossos FRACASSOS”.
E você, tem um AMIGO (A) assim? Se tiver, não o perca de vista. Diria que você tem uma jóia preciosa em suas mãos, algo pouco comum em nossos tempos modernos.
E para manter uma amizade, vai uma dica escrita na mesa de reunião de um AMIGO: “Para preservar uma AMIZADE é necessário HONRÁ-LA quando PRESENTE; LOUVÁ-LA quando AUSENTE e SOCORRÊ-LA quando CARENTE”.
Você concorda?
Imagino que tenhamos algo em comum, ou seja, a convicção, conforme já decretou o poeta, de que “AMIGO é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração...”.
Bem, para finalizar deixo postado um vídeo que uma grande AMIGA me enviou para me alegrar num recente final de semana. A palavra-chave do vídeo é TALENTO, mas isso já é outra estória. Sem reticências, simplesmente FANTÁSTICO.

Uma palavra de fé

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16